De acordo com o Inep, em Mato Grosso, 101,7 mil estudantes farão as provas do o Enem 2020 previsto para ocorrer ainda no mês de janeiro. Por causa da pandemia da Covid-19, as provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro e as digitais acontecerão nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.
Destes, 2,8 mil farão as provas digitais, que faz parte de um projeto piloto do Ministério da Educação. As provas impressas serão feitas por 98,9 mil alunos.
Em 2013, todas as instituições federais de ensino superior passaram a utilizar o Enem como critério de seleção para novos alunos. O resultado das provas sairá no dia 29 de março de 2021.
Diante da segunda onda do Covid-19 e o aumento dos casos em todo o país o Sintep MT informou que as bancadas do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados e no Senado Federal defendem o adiamento da aplicação das provas.
O exame engloba um universo de cerca de 5,8 milhões de candidatos, além dos trabalhadores envolvidos na logística de aplicação das provas. Além dos riscos de transmissão da Covid-19, os representantes da legenda apontam, ainda, a possibilidade de agravamento das desigualdades educacionais no País.