Em Mato Grosso 10 municípios estão com risco muito alto de contaminação pela Covid-19, conforme divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde. Nessas cidades fica determinado quarentena coletiva obrigatória no território por períodos de 10 (dez) dias, prorrogáveis, mediante reavaliação da autoridade competente, podendo, inclusive, haver antecipação de feriados para referido período incluindo suspensão de aulas presenciais em creches, escolas e universidades.

Fazem parte dessa classificação os municípios: Araguainha, Canarana, Figueirópolis D’Oeste, Juína, Poconé, Reserva do Cabaçal, Santo Afonso, São Félix do Araguaia, São José do Povo e Tangará da Serra.

Outras 131 cidades estão classificadas na categoria de risco alto para a contaminação do coronavírus. Nenhum município foi classificado com risco moderado ou baixo para a Covid-19.

No boletim anterior divulgado no último dia 27, 19 municípios registram classificação de risco muito alta para o coronavírus. São eles: Araguainha, Brasnorte, Cáceres, Canarana, Diamantino, Feliz Natal, Figueirópolis D’Oeste, Guarantã do Norte, Juína, Lucas do Rio Verde, Novo São Joaquim, Paranaíta, Poconé, Reserva do Cabaçal, Santo Afonso, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São José do Xingu e Tangará da Serra.

De uma semana para a outra ouve  redução de 43,3% no número de municípios com classificação muito alta para a covid-19. O próximo levantamento deve ser divulgando ainda no final desta semana.

O método para definir a classificação de risco dos municípios foi aprimorado. A mudança foi publicada no Diário Oficial do dia 25 de março. Desde então, não é levado em consideração apenas o número absoluto dos casos dos últimos quatorze dias, mas sim a média móvel dos últimos quatorze dias.